A vida não pode ser só pagar contas

A vida não pode ser só pagar contas

Dicas para planejar a vida financeira

O mundo entra no segundo ano de pandemia, e aqui no Brasil, a população ainda tem a sensação errônea de achar que o ano só inicia após o Carnaval. Empurrar janeiro com a barriga e começar a pensar na organização das finanças após este período pode ser perigoso para os negócios e a vida pessoal.

Ainda bem que o carnaval já passou e o atual momento de instabilidade mundial é um convite para refletir sobre os objetivos da vida de cada cidadão. Disciplina, planejamento e conhecer as alternativas que as instituições financeiras oferecem para aplicações e investimentos, e encontrar aquelas que mais se adequam ao seu perfil é um ótimo caminho a seguir.

“A vida não pode ser só pagar contas e poupar. Os investimentos não devem ser só financeiros, é preciso ter autocuidado e criar momentos e oportunidades que façam uma verdadeira aproximação de seus planos e sonhos”, destaca Delbora Machado,Diretora Executiva da Únilos Cooperativa de Crédito, que em 2020 liberou R$ 85 milhões em crédito somente na Grande Florianópolis.

As cooperativas vêm conquistando cada vez mais a simpatia da população pelos atrativos e relacionamento mais próximo, isso porque elas souberam entender e reagir com rapidez às mudanças mentais e comportamentais da sociedade, entregando produtos e serviços sintonizados e cada vez mais personalizados para seus cooperados.

Para Delbora Machado, as metas são pequenos passos que a pessoa dá em direção de seu sonho, do objetivo final, e pequenas tarefas no dia a dia podem ajudar a alcança-las:

Gastar com o que realmente for necessário: Não deixar que os impulsos sejam decisivos na hora da compra.

Economizar sempre que possível: a pesquisa é sempre uma boa opção, ainda mais no competitivo e-commerce.

Investir com disciplina, confiança e orientação profissional. É fundamental conhecer o seu próprio perfil investidor para evitar escolhas ruins e um possível afastamento de seus planos.

É muito comum que as pessoas que não tenham objetivos claros estejam com projetos de vida parados. Quem sabe hoje seja o momento certo para dar o primeiro passo rumo ao planejamento financeiro e a realização dos sonhos, seja ele na vida pessoal quanto na profissional.