Segunda dose da Coronavac será aplicada aos sábados

Segunda dose da Coronavac será aplicada aos sábados

Prefeitura de Palhoça organiza vacinação para evitar desperdício de doses

A procura pela segunda dose de quem já recebeu a vacinação da Coronavac já está sendo organizada pela Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria de Saúde do município. Desta forma, o secretário responsável pela pasta, Rosiney Horácio, avisa que “precisamos manter ordeira a vacinação para conseguirmos atingir o objetivo de imunizar todos os palhocenses. Por isso, organizamos o sábado para aplicação da segunda dose para quem tomou a Coronavac”.

Palhoça está aplicando vacinas de primeira dose conforme chegam novas remessas, vindas da Astrazeneca, Pfizer, Coronavac e Jansen, porém tem reajustado a aplicação da segunda dose preferencialmente aos sábados para diminuir a possibilidade de desprezar doses abertas. O secretário de Saúde, Rosiney Horácio, explica que “as ampolas abertas contêm 10 doses, então depois de vacinar a primeira pessoa nós precisamos vacinar outras 9 para usar a ampola totalmente, por isso precisamos organizar a vacinação nos lugares onde poucas pessoas vão”.

De acordo com dados da secretaria, não estão chegando doses de Coronavac, o que há em estoque servirá para cobrir a segunda dose daqueles que já tomaram este tipo de vacina antes. Então as pessoas que tomaram Coronavac estão sendo convocadas para receber a segunda dose aos sábados.