O fenômeno de crescimento das cidades da região metropolitana é tamanho ao ponto de existirem “bairros” dentro de bairros, trazendo desafios cada vez mais específicos para a administração pública. Nesta entrevista nós fomos conhecer o Jardim das Palmeiras, que está dentro do bairro Forquilhinhas, mas é enorme, com cerca de duas mil famílias.
Alguns motivos fazem do Jardim das Palmeiras um local especial. Primeiro porque é a casa da única escola de samba do município de São José. Segundo, porque, apesar de ser considerada de classe média, a localidade está rodeada de morros ocupados de maneira desorganizada, e há alguns anos houve um deslizamento de encostas, grave, com mortes;
O terceiro motivo é que desde novembro do ano passado o Jardim das Palmeiras tem uma associação de moradores formalmente constituída, que já apresentou demandas ao Executivo e obteve retornos interessantes. Equipamentos públicos foram melhorados e buracos históricos cobertos.
Como nasce e qual a utilidade de uma associação de moradores? Essas foram as perguntas que fizemos a Tiago Vicente, 40, presidente da recém criada Amor Jardim, Associação dos Moradores do loteamento Jardim das Palmeiras. Nesta entrevista, Vicente explica que a Amor Jardim foi criada a partir de uma série de reuniões que aconteceram na casa de diferentes moradores: "a faixa etária é bem variada. Temos participantes de até 80 anos".
Vicente é nascido e criado em São José e cresceu pelas ruas do Jardim das Palmeiras onde vendia banana recheada da Dona Dalva. É casado com Aline, pai das gêmeas Elisa e Mariah (7) e de Valentina(8). Servidor público na CASAN, cuida da qualidade das redes de distribuição de água do município de São José.
Tiago nos contou que um dos trabalhos mais importantes que já pode ser comemorado é a conscientização para que usuários de droga não fiquem perambulando pelas praças. “O resultado foi surpreendente, as pessoas vem nos agradecer por voltar a frequentar aqueles espaços”. Além disso, está em negociação com a Prefeitura para conseguir uma sede própria, com perspectiva dois anos. Filiado ao PMDB, Vicente diz que é ponderado, que vê pontos positivos na atual administração da cidade, do Estado e do país, porém acredita que os programas sociais precisam ser melhor administrados.
A Associação também detalhou um programa de recuperação ambiental para evitar novos deslizamentos no Jardim das Palmeiras, tragédias que estão ganhando as primeiras páginas de todo o país. Nesta mesma semana, um enorme trecho da rodovia BR-470 desabou, mesmo com grande número de especialistas sugerindo soluções viáveis. Vicente encerra dizendo que não basta falar de droga, de creche, de buraco. São José precisa olhar também para as questões ambientais.
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 23°
Chuva