Depois de capacitar voluntários comunitários na região do Brejaru e do Frei Damião, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil vai iniciar uma segunda turma, agora para moradores dos bairros Ponte do Imaruim e Jardim Eldorado. As aulas iniciam no dia 27 e ainda há vagas disponíveis.
Diante das constantes mudanças climáticas e alguns eventos naturais recorrentes, tais como enchentes e deslizamentos, torna-se imprescindível saber como agir frente a desastres naturais. Para capacitar os cidadãos a atuar diante de fenômenos climáticos, a Defesa Civil de Palhoça tem promovido cursos de formação de voluntários comunitários, através do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).
Amparado pela Lei Federal 12.608/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, o curso ensina noções de Primeiros Socorros, Combate a Incêndio, Teoria de Defesa Civil, Gestão de Abrigos, Gestão de Riscos, Psicologia do Desastres, entre outras. Ao final da capacitação, o aluno recebe um certificado e uma camiseta, tornando-se apto a atuar como um voluntário comunitário de Defesa Civil.
A primeira turma formou 18 voluntários nas comunidades do Brejaru e do Frei Damião, e agora, os palestrantes Júlio Marcelino, coordenador da Defesa Civil, e Raquel Lostada vão capacitar moradores das comunidades da Ponte do Imaruim e do Jardim Eldorado. "São voluntários que farão a diferença e que saberão agir nos momentos de desastre, até a chegada das equipes técnicas", avalia a agente técnica em Defesa Civil Raquel Lostada, responsável pela formação dos Nupdecs.
As aulas acontecerão duas vezes por semana, nas terças e nas quintas-feiras, na Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), das 19h às 22h, entre 27 de agosto e 12 de setembro.
Ainda há vagas para a segunda turma. Quem mora na Ponte do Imaruim ou no Jardim Eldorado pode se inscrever de forma gratuita. Basta acessar o link encurtador.com.br/EX7O4 e preencher o formulário.