Domingo, 08 de Dezembro de 2024 08:32
48 991913043
Política Eleições EUA

Vídeo que sugere elogios de Trump a Lula após eleição nos EUA é falso

Conteúdo viral foi produzido com uso de inteligência artificial; perfil que publicou o vídeo se identifica como humorístico e criador de animes.

12/11/2024 14h57
Por: Camille Truppel
Vídeo que sugere elogios de Trump a Lula após eleição nos EUA é falso

Circula nas redes sociais um vídeo que sugere que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Essa informação, no entanto, é falsa.

O vídeo, que traz áudio e legendas em português, começa com um suposto anúncio: "Lula é manchete no mundo hoje, nesta quarta-feira, 6 de novembro, após Donald Trump dizer que Lula é o maior presidente do mundo e que estará aberto para negociações com o presidente brasileiro." Em seguida, o áudio atribui a Trump uma declaração onde ele supostamente elogia Lula, afirmando que o considera um grande estadista e que pretende seguir seu exemplo de sucesso econômico. No encerramento, o vídeo continua sugerindo que Trump deseja manter boas relações comerciais com o Brasil sob o comando de Lula.

O vídeo alcançou 490 mil visualizações em cinco dias em um perfil do TikTok, cuja conta se identifica como "política social, comediante e criadora de animes". Esse perfil já publicou outros vídeos nos quais personalidades conhecidas, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Barack Obama e até o Papa Francisco, supostamente fazem elogios a Lula.

Contudo, uma verificação da ferramenta TrueMedia identificou que o áudio foi produzido usando inteligência artificial. Além disso, não há qualquer registro público ou oficial das declarações atribuídas a Trump no vídeo. Pesquisas em motores de busca e consultas a fontes confiáveis também não encontraram indícios de que Trump tenha feito tais afirmações.

Historicamente, Trump tem demonstrado uma relação mais próxima com o ex-presidente Jair Bolsonaro, inclusive recebendo o apoio de Bolsonaro nas eleições americanas de 2022. Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente brasileiro, chegou a acompanhar a apuração das eleições americanas ao lado de Trump. Em contrapartida, Lula, antes das eleições, expressou seu apoio à adversária democrata de Trump, Kamala Harris, afirmando que considerava sua vitória um caminho mais seguro para o fortalecimento da democracia global.

Após a vitória de Trump nas eleições, Lula o parabenizou em suas redes sociais, desejando sucesso ao novo governo e pregando a importância do diálogo para o desenvolvimento e a prosperidade global.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Florianópolis, SC
Atualizado às 05h04
20°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 20°

20° Sensação
3.6 km/h Vento
86% Umidade do ar
100% (37.33mm) Chance de chuva
Amanhã (09/12)

Mín. 18° Máx. 19°

Chuva
Amanhã (10/12)

Mín. 18° Máx. 20°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias