Sábado, 22 de Março de 2025 09:23
48 991913043
Moda Opinião

De pouco um Tudo!

Por Walter Hegon

23/08/2022 11h35
Por: Redação

 

Novo e único

Soube pelo cirurgião dentista Paulo Scharf – ex-candidato a deputado federal e excelente quadro político de Palhoça, que organizou a agenda do cientista político Felipe d’Avila em sua passagem recente pela região – que o candidato do Novo foi o único dos presidenciáveis que aceitou convite da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de SC (Fecam) para participar do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de SC (Comac-SC), realizado entre os dias 9 e 11 de agosto, no Hard Rock Live. Os outros presidenciáveis convidados sequer responderam ao convite!

Com um discurso coerente e ideias bem definidas, Felipe deu um banho. Aliás, deu um banho em todos os eventos em que participou na Grande Florianópolis. Um deles foi em Palhoça, em palestra concorrida no Atrium Office, na Pedra Branca. Aliás, ele ficou hospedado em Palhoça para cumprir a agenda na região. Prestígio para nossa cidade. Ganhou pontos!

Mamãe abre o voto

Felipe d’Avila, aliás, fez mais do que ganhar pontos, ganhou eleitores por Santa Catarina. Minha mãe é um deles. Atenta a todas as entrevistas e declarações de presidenciáveis neste período eleitoral, minha mãe foi taxativa e o diálogo a seguir reproduz fielmente a cena:

– Vou votar neste Felipe d’Avila! De todos estes nomes aí, foi o melhor que eu vi.

– Ótimo, mãe, é isso aí, precisamos votar com consciência em quem realmente nos representa. Se você gostou do que ele falou e confia que fará uma boa gestão, vota nele, sim!

Depois de um breve silêncio, minha mãe dirige a palavra ao meu pai, que acompanhava a conversa com desinteressada atenção:

– Teu filho tá falando sério ou ele tá rindo da minha cara, pai?

Juro que me esforcei para assegurar que eu estava falando sério, mas acho que ela não se convenceu. Felipe d’Avila tem mais poder de convencimento sobre a minha mãe do que eu!

 

Na mosca

Não vou lembrar exatamente da expressão usada por Felipe d’Avila, mas o conceito é este: “Está na hora do eleitor parar de votar no menos pior e começar a votar no melhor”. Na mosca! É exatamente o que eu penso. Nós somos convencidos de que nosso voto precisa ser “útil”, e acabamos votando em quem não nos representa só para não ver no poder outro cidadão que também não nos representa. Quanta gente votou no JM só pra não ver o pessoal do Moluscão no poder e agora vai votar no Moluscão só pra tirar JM do poder? Isso não faz nenhum sentido, é a dança das cadeiras das nulidades.

A falácia do “voto útil” é de uma inutilidade atroz. Você precisa votar em quem te representa, especialmente em primeiro turno! Quanto mais votos a pessoa que você considera mais apta a exercer o cargo público receber, maior será seu capital político, que será decisivo em algum momento. Votar no “menos pior” só pro “mais pior” não ganhar é covardia, burrice e só ajuda a sustentar os toscos no poder. É só perceber quem são os defensores do “voto útil” pra entender qual é a jogada!

É como no futebol: seu time perdeu três pênaltis, meteu 12 bolas na trave e o goleiro adversário fez 25 defesas milagrosas e o teu time perdeu por 1x0 e o adversário foi o campeão. Na história, a única informação que fica é: “time A” venceu por 1x0 o “time B” e foi campeão. Basta assistir novamente à derrota do Brasil diante da Argentina na Copa do Mundo de 1990, na Itália. O Brasil amassou a Argentina e perdeu o jogo. Alguém lembra do “amasso”? Não, mas ninguém esquece da derrota que nos mandou pra casa mais cedo! Pois é, com o “voto útil” é a mesma coisa: votar em um inútil só pra tentar ser útil só vai fortalecer a contagem de votos do inútil. E isso não tem utilidade nenhuma no jogo da democracia!

 

Em tempo

Estão reclamando que eu reclamo muito dos “ceguidores” dos pets, os políticos de estimação de trouxas que andam polarizando a eleição presidencial. Pois eu quero afirmar aqui que eu concordo com os dois lados ceguetas neste debate: um odeia o outro, e eu também; odeio os dois!

 

Sorriso da Bicicleta na Bienal

Tive a felicidade de saber que o livro do meu querido amigo Casé Henrique, “Entre o Céu e o Cais”, primeiro volume da trilogia “O Sorriso da Bicicleta” foi trabalhado pela editora na mais recente Bienal do Livro de São Paulo. Eu li e recomendo. É um livro bonito e sensível! Alerta de spoiler: a temática é homoafetiva, se você é preconceituoso, melhor não ler. Agora, se você gosta de uma genuína história de amor, ambientada em um Rio de Janeiro bucólico, suburbano e cheio de musicalidade, é a pedida certa: acesse loja.uiclap.com/titulo/ua11910 e adquira o seu!

 

Falta gente pra trabalhar

Converso com pessoas responsáveis por selecionar trabalhadores para empresas e é uma choradeira sem fim! Não existem pessoas qualificadas disponíveis no mercado; quando tem qualificação, não tem vontade de trabalhar. “Todos querem um salário, mas ninguém quer trabalhar pra ganhar o salário”, reclamam os analistas de recursos humanos.

Eu acho que poder público e empresas precisam se unir para criar programas de qualificação profissional sérios, exigentes, rigorosos, que preparem de fato os profissionais para o mercado de trabalho, mesmo em funções teoricamente “menos complexas”. Uma empresa com uma operação extremamente simples, zero de complexidade, demorar pra abrir suas portas porque não consegue contratar um profissional que minimamente atenda aos requisitos mais básicos é inadmissível! Especialmente em Santa Catarina, um estado com IDH consideravelmente maior, em comparação com outros estados do país. Se nem aqui no paraíso se acha mão de obra decente, imagine no inferno de outras paragens!

Palhoça na vanguarda

Leio no site da BBC inglesa o pessoal comemorando que a Escócia é o primeiro país do mundo a entregar kits de higiene íntima para as mulheres, gratuitamente. Elogios ao poder público escocês, que está dando sua contribuição para acabar com a pobreza menstrual. Mal sabem eles que a Prefeitura de Palhoça já faz isso desde 2020, com o programa Ciclo, idealizado e criado pelo então prefeito Camilo Martins! Palhoça na vanguarda, até em relação a países da Europa!

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
DePoucoUmTudo
Sobre DePoucoUmTudo
por Walter Hegon
Florianópolis, SC
Atualizado às 08h04
22°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 30°

23° Sensação
4.12 km/h Vento
89% Umidade do ar
3% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/03)

Mín. 21° Máx. 27°

Chuvas esparsas
Amanhã (24/03)

Mín. 20° Máx. 23°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias